terça-feira, 30 de junho de 2009

TEMPOS DE GUERRA

"Num futuro não muito longínquo......o sistema opressor vigente será contestado e os argumentos serão as armas.
De um lado, a minoria dominante economicamente favorecida, que vive em inacessíveis arranha-céus denominados "ILHAS".
Vivem também à margem de uma crise econômica sem precedentes e enquanto seus lideres se degladiam em intrigas e conchaves políticas, temos do outro lado, lá embaixo, nas ruas, gangues e tribos de diversas ideologias que se dividem em conflitos constantemente alimentados pelas ILHAS.
Com a chegada de um novo líder, a guerra civil será declarada."

"A gente é dona da noite. A gente e a policia.
Ás vezes eles pegam a gente...Ás vezes a gente pega eles!
A noite é nossa! Mas o dia também tem dono. Trabalham até morrer. Antes de morrer têm filhos.
Os filhos trabalham até morrer e antes de morrer têm outros filhos.
Aqui ou você vive à noite ou vive de dia."

A Noite Eterna, As Tribos e o Caos
Tempos de Guerra
Desenhos e roteiro de José Duval
Enredo de Luís de Abreu
68 páginas (Preto & Branco)

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Steam Wars

Versão fumaça de Star Wars: Penso que não temos filmes sufientemente bons usando o tema/visual steampunk...




Um dia terei uma desta ou um casino.

domingo, 28 de junho de 2009

Tempestade de Metal Pesado

Edições lançadas no já longínquo ano de 1997, quando a versão made in USA da Metal Hurlant, a Heavy Metal Magazine completava duas décadas de publicações.
Em suas contrapartes comemorativas em terras tupiniquins (números 14 e 15) temos uma "porrada" de autores e temas sempre em estórias completas:
Mulher pelada, fantasia, arte realista, ação, violência, mulher pelada, gente pelada, lobotomia, erotismo, nonsense, vendedores de biscoito, robôs vintage enlouquecidos, aliens, bobagens e afins, etc. e tal´s.
De quebra uma galeria, que hoje é facilmente encontrado pelas ferramentas de busca pela rede afora, com artes de Corben, Chichoni, Olivia, Vallejo (vulgo: O Foda), Bruvel, Manara, Royo, Sienkiewicz, Estman, Jullie Bell,Allred, J. Muth, Altuna, Severin, Storey , Jeff Jones e mais uns e outros.

HEAVY METAL N° 15
(Clique aqui para download via 4Shared)




Alguns destaques:

Uma estória, um tanto piegas, porém bem apropriada, que lembra muito algumas letras de bandas Heavy Metal, falando sobre uma espada lendária, sangue, fogo e morte.
*
*
Robots vintage tão se lixando para as lei do Sr. Isaac Asimov
(um certo Bender R. Rodriguez ficaria orgulhoso destes tipos)
*
*
Miguelanxo Prado sabe contar uma estória, mesmo que seja sobre venda de biscoitos.
*
*
Um luta desigual? Não é o que diz o Sr. Segrelles


Serpiere em um drama envolvendo cowboys, indios, quaker´s já apresentava na feições da moça acima, aquela que seria sua principal obra.
*
*
Detalhismo extremo de Jean-Claude Gal em A Catedral.
*
*
À esquerda, Luis Royo mistura Picasso com a familia Tyler em sua visão apocaliptica em algumas páginas presente na seção galeria.

Ainda temos Azpiri, Segura, Ortiz, Dave Sim, Jeff Smith, Kubert, George Pratt, Bilal, Liberatore, Moebius (em Arzaq, citado no post anterior), Fernando De Felipe, Rick Veitch (numa estoria que tem uma pequena participação de um certo Sr. Alan Moore), Daniel Torres, Campbell e outros.

sábado, 27 de junho de 2009

Coletânea de estórias do humano associado Jean Giraud, o Moebius.
Os destaques desta edição escaneada, entre outras estórias, vão para:

Em "O Homem é Bom?" a natureza do bicho homem é posta em cheque e a resposta do francês é digna das sensacionais “tiradas” do Groucho Marx.

"A Balada", uma tragédia anunciada: toda ânsia sonhadora de conhecer novos mundos irá bater de frente com a, sempre atual, lei do mais forte.

"The Long Tomorrow"

Estória, que segundo fontes da época, foi a base e inspiração para o visual fantástico de nada menos que o Cult de ficção cientifica Blade Runner de direção de Ridley Scott,com roteiro de Dan O’Bannon. Dan O’Bannon trabalhou junto de Ridley Scott, H. G. Giger ( o criador do visual dos famosos "estoura-peitos" ) e o próprio Moebius em Aliens, o Oitavo passageiro. Devido ao enorme apelo das criaturas, a participação de Moebius, para os menos avisados, ficou relevada ao segundo plano, entretanto uma visão mais apurada percebe-se muito da mão do francês nas roupas, armas e principalmente nas naves, fatos que foram relatados na época do lançamento do Director's Cut da película.

A última estória: Arzaq saiu pro aqui nas páginas da extinta publicação Heavy Metal,
Como os scans foram feito em 2005, a mantive como bônus.



*
*
Arzaq, que não faz parte da publicação original deste album da LP&M, junto de "Pharagonescia" são séries que merecem serem garimpadas em sebos e afins.



Do visual ao clima noir, tudo em "The long Tomorrow"
tem seu equivalente em "Blade Runner
"



quarta-feira, 24 de junho de 2009

Love And Rockets Orgulhosamente Apresenta:


Quem conhece o universo de Love And Rockets dos hermanos Hernandez sabe o quanto o tema “lucha libre” é constante em suas obras.
Whoa Nellie conta os altos e baixos da amizade de, Gina Bravo e Xochitl Nava no exótico mundo da luta livre mexicana.
E este universo de lucha libre está todo lá, no melhor estilo mexicano: lutadoras acima ou abaixo do peso, trapaças de bastidores, golpes característicos,
uniformes espalhafatosos, lutadores legendários, dedão nos olhos, puxão de cabelo... e se e o tom da obra é mais emotivo, porém sem ser piegas, quando as lutas
começam, as cenas de ação não devem nada a qualquer clássico dos comics e às vezes até os supera...
De quebra, pin-ups sobre lutadoras famosas de vários locais e épocas.


Obs.: Fiquei meio receoso de lançar este scan, pois quando escane-ei ainda estava quente nas bancas.
Cheguei a jogar o link em algum comentários pela net afora ...
Inocente como sou, acredito que o povo aqui que curte Love And Rockets,
quando puderem e se acharem, darão uma força a ZARABATANA COMICS comprando suas hqs...
esta editora ainda não me decepcionou... Seus preços são algo entre o barato e quase caro.
No caso de Whoa Nellie! Valeu cada maldito centavo.



Música Para Mecânicos

Mesclando cultura pop, costumes chicanos, realismo e ficção, Los Hermanos Hernandez (Mario, Gilbert e Jaime) criaram um dos mais ricos e loucos quadrinhos em série já publicados.
Extremamente difícil de ser classificada, tendo personagens ricamente construídos que evoluem física e mentalmente com passar do tempo,
Love And Rockets se sobressai como sendo um ícone em sua mídia e referencia usada por nomes como Crumb ou Miller, e apesar de nunca ter sido adaptado por outras mídias, já a vi sendo associadas (junto da tresloucada Tank Girl) ao movimento Grrrl!, principalmente pelas estórias centradas na mecânica de foguetes Hernandez Margarita Luisa Chascarrillo ("Maggie") e Esperanza Leticia Glass ( "Hopey").
Merecem citações também as estórias centradas no dia a dia dos habitantes da Vila de Palomar.

*
*

segunda-feira, 22 de junho de 2009

O Circo chegou

Uma das grandes publicações de quadrinhos em terras brazucas, mesclando o melhor dos autores nacionais com os grandes internacionais (fora do padrão capa/cueca pra fora).
Glauco, Laerte, Angeli, Abuli, Bernet, Moebius, Crumb, Toninho Mendes (editor), Luiz Gê e mais uma fauna dos melhores do ramo passaram pelo picadeiro da Circo.

Nesta edição, temos Laerte as volta com o Documento Original, Moebius em uma estória muda sobre uma cidade do Rock e entre outros, os destaques vão para as duas estórias finais:

Perdido No Espaço (a famosa estória do tatu bolinha): uma das melhores estórias curtas que já li, de autoria do editor/autor Luiz Gê.


Mariniello relata um sórdido pacto entre um escritor e um alquebrado diabo em Uma Noite Infernal.



Robert, O Crumb x Fritz, The Cat

Sinopse afanada na cara dura do UniversoHQ:
"Coletânea das histórias de Fritz the Cat, desde a criação do personagem até sua última aventura. Ao todo, são 13 histórias, além de pin-ups e materiais relacionados ao gato sacana criado por Robert Crumb, com produção datada entre 1959 e 1972.
ritz é preguiçoso, encrenqueiro e boca-suja, um rebelde sem causa que adora dar uns "tapas" e vive atrás de uma gata (ou coelha, cachorra, jacaré, avestruz, rata... enfim, toda espécie de animal fêmea) para se divertir."

"Apesar de tudo, é praticamente impossível odiar Fritz. Crumb usa suas histórias para fazer críticas à sociedade e à cultura pop em geral. É possível perceber que várias tramas foram feitas à medida que surgiam as idéias na cabeça do autor, sem grandes planos traçados, daqueles que já nascem com começo, meio e fim."



domingo, 21 de junho de 2009

Hulk Smash Little Girl

A História de Po
de Sam Kieth

Se vocês acham que a menor coisa que já deu muito trabalho pro Hulk foi um certo carcaju, é por que não conhecem a "pequena e rosada" Po.
*
*

Po'Story por Sam Kieth
(Clique aqui para download via 4shared)


*
*
Após um pouso forçado em uma região montanhosa, numa temperatura abaixo de zero, um atordoado (e mau piloto por sinal) Logan é surpreendido pela aparição de uma garotinha em um pijama rosa.
*
A garotinha, de nome Po, pede ao canadense que a ajude resgatar seu pai que se encontra entre os escombros de outro acidente de avião, antes, porém, os dois vão encontro do pequeno e rosado Tio Bruce, que está ali por perto.
*
*
Sam Kieth (de The Maxx e Sandman) simplesmente mata a pau na narrativa/arte/diagramação neste álbum, e numa aventura pouco usual (que culmina em um pequeno drama) dos dois pesos pesados mais furiosos da casa das idéias, quem mais se destaca é a PO.
Po dobra, literalmente, o gigante o esmeralda, feito (em estórias relevantes) que poucos já conseguiram.


sexta-feira, 19 de junho de 2009

Adeus, Chamigo Brasileiro

Uma História Da Guerra Do Paraguai

Dezembro de 1864. Uma divisão do Exército paraguaio invade o Mato Grosso e, logo depois, o Rio Grande do Sul.
A opinião pública brasileira inflama-se com a “traição” do governo de Francisco Solano López ao Império.
Voluntários apresentam-se aos quartéis, prontos a enfrentar os invasores.
A guerra iria se prolongar até 1870 e envolveria todos os países que atualmente fazem parte do bloco econômico do Mercosul.
Foi o maior conflito armado na América do Sul. Entre outras conseqüências, acarretou alistamentos forçados, o endividamento
das nações participantes e milhares de baixa.
Com base numa cuidadosa pesquisa histórica, André Toral traz de volta o cotidiano dos acampamentos militares do Paraguai,
dos campos de batalha e dos salões luxuosos da corte do Rio de janeiro. E leva para as frentes de combate dois baianos,
um carioca e um paraguaio: a história desses personagens revela os impulsos e as motivações dos homens de carne e osso que fizeram a guerra.
(Sinopse retirada da quarta capa)


Adeus, Chamigo Brasileiro
Uma História Da Guerra Do Paraguai
130 páginas
Roteiros e desenhos: André Toral
Letras: Lilian Mitsunaga Farias
Arte final: Danielle Ramón e Paulo Arena
Editora: Companhia Das Letras

Citação do UniversoHQ:
"Trata-se de um belíssimo trabalho de pesquisa de André Toral. No final do álbum há várias páginas de texto com a história,
a iconografia e a cronologia da Guerra do Paraguai. Um adendo fundamental para a melhor compreensão da trama.
Além do mérito de contar um capítulo de nossa história, os desenhos estão belíssimos!
Parecem feitos com lápis de cor, efeito conseguido pelo fato de o autor não ter usado nanquim na artes."
Para quem quiser ler (antes da história principal) a matéria citada acima, ela começa na página 120 do albúm e pelo CDisplay na 121.

Siexta sin ley

Los majores bandoleiros de la tierra back again:

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Estórias Gerais e Outros Causos

"Diante do mundo pulsante que é o Brasil que desconhecemos, sentimo-nos ameaçados e reagimos erguendo nossa barreira de princípios racionais e valor civilizatórios. Mas tais escudos de mentira e preconceitos se desmancham no ar, como névoa de um sonho, diante da verdade viva e arrebatadora que invade nossos sentidos."
Estrangeiros somos em todo o lugar e a todo o momento em que nos deparamos com o mundo. Contudo, é apenas quando nos lançamos em direção ao desconhecido, despidos de nossos preconceitos e medos, que podemos, de fato, conhecer a nós mesmos. “O resultado desta incrível experiência é a vida.”

ass.: Ulisses De Araújo




Mais uma da série: "Minhas-HQs-prediletas".
Um série de contos que costuram um empolgante estória no melhor estilo "Grande Sertão Veredas" .
Incrivelmente barata, graças aos benefícios de lei de incentivo à cultura de belo Horizonte, Flávio Colin encontrou, tardiamente, um roteiro à sua altura, nos textos de Wellington Srbek.
Recentemente saiu um nova edição com ar de 'classico': papel especial e um "causo" curto no final a cores, independente do preço, vale cada suado centavo.
Em homenagem ao mestre Flávio Colin.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Vic Valence

Uma Noite Em Casa de Tennessee
Clique no título para download

A sinopse mequetrefe:
"Em busca de diamantes que podem lhe resgatar do atual abismo em que se encontra,
Vic Valence, um aventureiro de segunda, terá que se defrontar com os espécimes mais decadentes
que uma paradisíaca ilha pode lhe render: um médico nada usual, um policial paranóico,
uma voluptuosa ex miss (a Tennessee do título), um galo de briga, e,
entre tantos tipos curiosos, quem rouba a cena, nas poucas partes que aparece é a Soledad,
uma pequena boneca de pano ao qual Valence mantém estabelecido um estranho relacionamento"


Titúlo: Uma Noite Em Casa de Tennessee
Autor: Jean-Pierre Autheman
50 páginas em cores e em estilo.

=====================================================

"Quando o navio não obedece ao timoneiro, obedece à tempestade”


De François Bourgeon, Passageiros Do Vento:


Aqui se tem inicio a uma das mais empolgantes sagas já traçadas nas bandas desenhadas.

*
*

Clique nos títulos para download:

Passageiros Do Vento - Tomo 1 - A Rapariga No Tombadilho
*
Isabeau, a rapariga do título, narra ao marujo bretão Hoel, os fatos que a levaram, junto da assustada Agnes, a bordo do “Foudroyant”, um excepcional navio de guerra francês.
Nesta edição, a Isa já demonstra uma personalidade inesquecível, daquelas impossíveis de serem dobradas, mesmo para uma mulher no conservador século XVIII.
*
*
*
"Recolhidos pelos ingleses no Mar das Xaraibas após os eventos no album precedente, Isa, Hoel e o major Michel de Saint-Quetin desembarcam em Portsmouth.

A rapariga, cuja não beligerância não pode ser contestada pelas autoridades britânicas, é rapidamente libertada. Obtém uma autorização de estadia e torna-se, ainda, professora de francês de Mary Hereford.

Mas, infelizmente, o mesmo não acontece aos seus dois companheiros, que são mandados reunir-se às cercas de novecentos prisioneiros de guerra que apodrecem entre as tábuas dum pontão sinistro, ancorado pela "Pérfida Albion" num lodaçal ao largo de Chatam...

...É Quinta-Feira, Sétimo Dia de Setembro de 1770...

*
*
*
*
Passageiros Do Vento - Tomo 5 - Ébano
*
*

Passageiros do Vento joga o leitor de um lado pro outro, evocando temas como traição, violência, romance, ação, injustiças, escravidão, morte, guerra, choque entre civilizações e muito mais.
Mesclando personagens cativantes a fatos históricos, que por isso mesmo torna a narrativa infinitamente mais cruel ou tensa que qualquer ficção possa a vir ser.

Bem vindos a bordo